A importância dos valores humanos no momento da contratação

A Importância dos Valores Humanos no Momento da Contratação

Atualmente há uma grande preocupação dos profissionais de RH em relação aos valores dos candidatos no momento da contratação.

Nossos jovens, de forma geral, estão muito incertos em relação aos valores que norteiam suas ações. Os valores associados a religião bem como suas crenças, perderam significativa influência. Por sua vez, pais, professores e adultos de forma geral, mostram-se inseguros e inquietos quanto as normas e ações à sustentar e considerar. As culturas, em todos os aspectos tornam-se cada vez mais científicas e relativas.

Tendo em vista as grandes transformações pelas quais o mundo vem passando e considerando que a escola reflete os problemas do mundo globalizado em qual vivemos como desemprego, insegurança, fome, abandono, entre outros que levam o homem a afastar-se de sua essência alterando suas relações interpessoais.

Considerando este ponto de vista, o foco desta reflexão é entender e considerar que os valores humanos vivenciados na formação do caráter no contexto familiar e escolar podem estar conectados e exercer grande impacto no momento do processo seletivo.

Sendo assim, empresas tendem a valorizar experiências e habilidades mas decidem suas contratações, de acordo com os valores do candidato atrelados a cultura organizacional..

Mais do que o candidato verbaliza em sua entrevista, leva-se em conta suas ações e valores pessoais como: ética, respeito, honestidade, responsabilidade, comprometimento, pontualidade, integridade, cooperação, respeito a cidadania, empatia, relacionamento interpessoal, amor ao próximo, etc…

Sim, é isso mesmo!

São os valores humanos que têm grande peso no momento da contratação.

Para a empresa, mais do que uma bagagem significativa profissional e curricular de um candidato, é observado os valores internalizados na formação do seu caráter.

É importante refletir e entender o quão importantes são esses valores no contexto organizacional e de que forma os mesmos influenciam no momento do processo seletivo.

Sabe-se que existem muitas culturas organizacionais distintas e que o processo seletivo, tem por finalidade, encontrar o candidato que mais se aproxima desta cultura, de acordo com os seus valores e princípios éticos e morais.

Através de pesquisas realizadas, foram levantados alguns quesitos relevantes dentro da cultura organizacional no momento da contratação:

Raciocínio  rápido, inteligência, precisão.

Carisma, simpatia, boa comunicação, cordialidade.

Coerência (quando o discurso e a prática são harmoniosos).

Responsabilidade, dinamismo, foco em resultados.

Flexibilidade, bom relacionamento interpessoal e afetividade

Espírito de equipe e responsabilidade

Networking

Por fim, para um profissional conduzir com sucesso a sua carreira, é fundamental percorrer lado a lado com os seus valores humanos, a sua escalada e sua trajetória por este mundo.

Para o mercado de trabalho, os valores humanos são mais poderosos e valiosos que indicadores, pois somente seres humanos conscientes de si, de seus valores e de seus papeis no mundo, podem contribuir efetivamente para a melhoria das relações na sociedade e nas organizações, para a obtenção de resultados mais significativos e para o bem comum.

Há uma maior tendência na aprovação de um candidato não muito experiente e com pouca bagagem curricular, mas com princípios éticos e morais condizentes com a cultura organizacional e que transmite confiança e segurança no momento da contratação, ou seja, mais importa “a pessoa” que possui as competências do que propriamente as competências que a mesma possui.

Os valores humanos são a excelência humana e a expressam quando praticados pela lisura do caráter. Pela prática desses valores, nos tornamos mais lúcidos, criativos, competentes e compassivos, ao mesmo tempo em que sentimos brotar do nosso íntimo, maior empatia e reconhecimento de esforços alheios à medida que o nosso coração se abre para os nossos semelhantes, percebemos que as nossas emoções e nossa história de vida se refletem nas histórias de vida das pessoas com as quais interagimos.

 

 

 

 

Sobre Regiane Pinheiro 12 Artigos
Regiane Pinheiro Psicóloga com especialização em gestão de pessoas nas organizações. Atuante na área da educação e orientadora vocacional.