A importância da visita de irmãos na CTI Neonatal

O projeto visita dos irmãos no CTI Infantil com os pacientes neonatais, surge na necessidade de zelar pela preservação dos vínculos afetivos familiares por meio de acolhimento à família. A ideia é uma parceria que deva existir entre a Equipe médica no CTI Infantil com envolvimento da Psicologia que acompanha todo o processo monitorando aspectos emocionais que poderão ser despertados no irmão.

O Projeto visa Trabalhar de forma pontual a saúde emocional de todos os integrantes dessa família, e, portanto, garantir para o neonato um espaço mais saudável, de estimulação psico afetiva, capaz de colaborar para o seu desenvolvimento, além de proporcionar ao irmão, entendimento do processo de internação.

Essa ação envolve a equipe multiprofissional da CTI Infantil visando o conforto, diminuindo ansiedade e expectativas de toda família; proporcionando a compreensão da rotina diária dos pais para os filhos e da ausência no dia a dia, além do esclarecimento e segurança, quanto ao seu lugar e o papel na família.

Para a realização da visita, é importante que os pais sejam orientados pela psicologia e pela equipe médica sobre as expectativas que a visita poderá causar no menor visitante, avaliando e orientando-os quanto aos conteúdos emocionais despertados pelo ambiente hospitalar e como lidar com esses conteúdos de forma saudável.

A criança passa por uma breve avaliação com psicólogo, para entender suas expectativas e fantasias do momento e não aflorar sentimentos e /ou emoções que possam deixa-lo frustrado durante a visita e assim causar desconforto emocional.

Sobre Elaine Marini 29 Artigos
Psicóloga graduada em Psicologia desde 1986, Especialista em Psicologia Clínica e Manejo Psicológico na cirurgia bariátrica; pós graduada em Psicologia Transpessoal, Psicologia Hospitalar e Gestão Escolar. Escritora com 4 livros editados na área de Psicologia. Atualmente Chefe do setor de Psicologia hospitalar no Hospital Cruz Azul em São Paulo.