Campeonato Mundial de Skate começa hoje em SP

Começou nesta segunda-feira (9), o World Skate Park Skateboarding World Championships (Campeonato Mundial de Skate) no Parque Estadual Cândido Portinari, na capital paulista.

Trata-se de um dos principais eventos de skate do mundo e acontecerá na capital paulista de hoje até segunda-feira (15). A cerimônia de abertura do evento aconteceu no Palácio dos Bandeirantes, e contou com a presença do Governador, João Doria, do Secretário de Estado de Esportes, Aildo Rodrigues Ferreira, do Diretor Geral do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Rogério Sampaio, dos Presidentes da World Skate, Sabatino Aracu e da Confederação Brasileira de Skate, Eduardo Musa.

“Esse torneio soma o maior número de pontos na busca de vaga nos Jogos Olímpicos de Tóquio de 2020. A expectativa é de até 200 atletas em busca de um título mundial, entre os quais atletas brasileiros que possivelmente serão medalhistas deste torneio”, lembrou Doria, destacando que a entrada do evento será gratuita.

O título mundial encerra a primeira janela olímpica para a modalidade e vai definir os atletas pré-classificados para a segunda janela, que acontece até maio do ano que vem, entre eles: Pedro Barros, octacampeão mundial; Yndiara Asp, atual sétima colocada no ranking internacional; Luizinho Francisco; Isadora Pacheco; Murilo Peres; Dora Varella; Hericles Fagundes, Victoria Bassi, Pedro Quintas e Letícia Gonçalves são alguns dos representantes brasileiros que estão na disputa.

“Esta é a primeira vez que o Brasil recebe um evento desse porte. O torneio soma o maior número de pontos na busca por vagas nas Olimpíadas de Tóquio, em 2020”, destacou Ferreira.

Além do mundial, o Parque Cândido Portinari receberá também eventos culturais e gastronômicos, todos com entrada franca. A competição será organizada com recursos dos parceiros privados, com apoio institucional do Governo do Estado de São Paulo e das Secretarias de Esportes e de Infraestrutura e Meio Ambiente. Para acompanhar os resultados, programação completa e mais informações sobre o mundial, acesse www.skatetotalurbe.com.