Santos vence Avaí e assume liderança do Brasileirão

Com a Vila Belmiro lotada, o Santos não decepcionou e assumiu a liderança do Brasileirão na tarde deste domingo (28).

Encarando o Avaí, lanterna do campeonato, o time de Jorge Sampaoli até levou sustos com os catarinenses pressionando no começo e até buscando um gol de empate. Mas, no fim, vitória do Santos por 3 a 1.

O Avaí ainda deu trabalho para Éverson no chute de Gegê, que poderia ter significado um novo empate na metade da segunda etapa, mas foi o time da casa que mais chances criou e conseguiu aproveitar para confirmar a ponta da tabela.

A última vez que o Santos havia liderado o Campeonato Brasileiro tinha sido na 18ª rodada de 2016, no dia 3 de agosto, ou seja, há quase três anos. Naquela ocasião, a equipe da Vila terminou com o vice-campeonato, atrás justamente do Palmeiras.

Após 12 rodadas, o Santos agora soma 29 pontos, dois a mais que o Palmeiras, vice-líder, e cinco na frente do Flamengo.

Já o Avaí vive uma situação mais do que complicada. Sem ter conseguido uma vitória sequer na competição, o clube catarinense é o último colocado, com apenas cinco pontos.

O Santos abriu o placar logo aos oito minutos. Sánchez cobrou falta mandando para a área, Marquinhos tentou afastar, mas a bola sobrou com Derlis Gonzáles, que bateu firme.

Apesar da pressão santista que veio após o gol, o Avaí conseguiu reagir e empatou a partida aos 27. Léo partiu em velocidade pela direita e cruzou rasteiro, Bruno Sávio fez um ótimo corta-luz que deixou a bola para João Paulo, livre, marcar.

Mas o Santos foi para o intervalo em vantagem graças a mais um belo lance. Soteldo aterrorizou o sistema defensivo do Avaí e cruzou na medida para Sánchez subir sozinho e cabecear para o gol.

Na segunda etapa, um belo gol para definir o placar aos 32 minutos. Jorge lançou Felipe Jonatan, que mandou um “chapéu” em Betão e bateu cruzado. A bola ainda desviou em Pedro Castro, mas Lucas Frigeri já não tinha chance de evitar o terceiro gol santista.

O próximo compromisso do Santos no Brasileirão é mais uma vez na Vila Belmiro, recebendo o Goiás, às 11 horas (de Brasília) do próximo domingo. Nesta partida, Jorge Sampaoli não poderá estar no banco de reservas, já que ele está suspenso pelo terceiro cartão amarelo.

Já o Avaí, no mesmo dia, encara o Botafogo, às 19 horas, na Ressacada.

(Créditos: ESPN)