Países da Europa relatam recorde diário de surtos de Omicron

O coronavírus voltou a ser destaque dos jornais europeus após a Ômicrom, a nova variante se espalhar rapidamente pelo velho continente. A França, Itália, Portugal, Turquia e Holanda têm registrado recorde de novos casos diários nas últimas semanas.

Na França, o número final de novos casos ficou em 332.252, pouco abaixo de uma indicação anterior dada ao parlamento francês pelo ministro da Saúde, Olivier Veran. O número de mortes por Covid-19 em hospitais aumentou em 246 nas últimas 24 horas, elevando o total desde o início da pandemia para 97.670.

O número de pacientes internados em unidades de terapia intensiva (UTIs) de hospitais franceses era de 3.695 e mais de 20.000 pacientes da Covid no total, o maior número desde o final de maio de 2020.

A França diz que está intensificação de seu programa de vacinação contra a Covid-19 para evitar novas restrições drásticas para conter a propagação do vírus.

Recentemente, o presidente francês Emmanuel Macron disse, durante uma entrevista ao jornal Le Parisien, que queria “irritar” as pessoas não vacinadas tornando suas vidas tão complicadas que acabariam levando uma “picada”. Ele também chamou as pessoas não vacinadas de irresponsáveis ​​e indignas de serem consideradas cidadãos.

Itália

A Itália relatou número recorde diário de novos casos, pelo segundo dia consecutivo. Foram 189.109 casos contra 170.844 casos de terça-feira, porém o número de mortes relacionadas ao coronavírus caiu de 259 para 231.

No total o país registrou 138.276 mortes ligadas ao vírus desde o surgimento da pandemia em fevereiro de 2020 e registrou 6,76 milhões de casos até o momento.

O governo italiano pretende tornar a vacinação da Covid-19 obrigatória para pessoas com mais de 50 anos, de acordo com um projeto de decreto que duraria até o dia 15 de junho de 2022.

Portugal

Já o governo português disse que irá diminuir as regras de isolamento para a realização das eleições gerais marcadas para o dia 30 de janeiro, e justificou que Portugal foi o último país europeu a relatar um total recorde de novos casos de Covid-19 e tem uma das taxas mais altas do mundo quanto a vacinação da população..

Nesta quarta-feira houve 39.570 novas infecções pelo coronavírus, porém baixo número de internações hospitalares e a mortalidade em Portugal permanecem bem abaixo dos níveis observados no pico anterior da doença no início de 2021.

Turquia

Com 66.467 novas infecções nas últimas 24 horas o país do leste europeu registrou 143 mortes devido ao coronavírus. Os casos na Turquia mais do que dobraram em pouco mais de uma semana, conforme a variante Omicron se tornou dominante no país.

Holanda

A Holanda registrou na quarta-feira mais de 24.000 novas infecções por Covid-19 em 24 horas, um recorde, mostraram dados oficiais.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*