Prefeitura adota medidas para reduzir congestionamentos na Marginal do Tietê

A Prefeitura de São Paulo adotou medidas para amenizar os problemas no trânsito, principalmente pela interdição da via lateral da Marginal Tietê, provocados por um desmoronamento em razão do rompimento de uma adutora coletora de esgotos que afetou obras da linha 6 – laranja do Metrô. A suspensão do rodízio municipal de veículos, do rodízio de caminhões e desvios, são algumas das medidas adotadas.

A Zona Azul e a proibição de circulação de veículos pelos corredores e faixas exclusivas de ônibus estão mantidas.

Outras medidas foram divulgadas pelo prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, no início da tarde desta quarta-feira. “Ficamos tristes com o ocorrido, mas felizes por saber que não houve feridos e muito menos óbitos. Teve o problema e rápidas ações. Agora estamos na fase das ações para liberar o trânsito na Marginal, pois passam por lá cinco linhas de ônibus, que transportam 40 mil pessoas por dia, e também os motociclistas”, enfatizou Ricardo Nunes. O prefeito destacou que os imóveis do entorno estão preservados de risco geológico ou de interdição, baseado nas análises realizadas pelas equipes da Defesa Civil.

Via paralela

Segundo Nunes, a Prefeitura estuda ações emergenciais para melhorar o escoamento do fluxo de veículos na região. Para viabilizar esse planejamento, foi publicado no Diário Oficial o autorizo para requisição administrativa de áreas privadas no entorno do local do incidente, caso seja necessário para implementação dos planos viários de contingência. Uma possibilidade, descrita na publicação, é a abertura de uma via paralela à Marginal Tietê. “Esse desvio não atende às três pistas, mas sim às cinco linhas de ônibus e os motociclistas que trafegam por lá. Ainda hoje será dada a resposta se será necessário o estacamento.  Se não houver, a pista será liberada na sexta-feira. Caso contrário, isso acontecerá no dia 11”, explicou o prefeito.

Desvios

Para evitar o congestionamento do trânsito na cidade a Prefeitura também promoveu desvios. Atualmente, a pista local da Marginal Tietê permanece interditada no sentido Ayrton Senna, com o desvio sendo realizado pelo corredor das avenidas Ermano Marchetti e Marquês de São Vicente, na altura da Ponte do Piqueri. O retorno à Marginal ocorre na Praça Pedro Corazza, na altura da Ponte da Freguesia do Ó. Já os veículos que trafegam pela pista central estão sendo desviados para a expressa na altura do canteiro de obras, somente, retornando para a pista central a seguir.

A pista expressa foi totalmente liberada para o trânsito de veículos às 13h da terça-feira (1°). Automóveis oriundos da Rodovia Presidente Dutra, Fernão Dias, Bandeirantes, Anhanguera e Castelo Branco estão sendo direcionados para o Rodoanel e ao mini-anel viário, formado pelas avenidas Salim Farah Maluf, Luis Ignácio de Anhaia Melo, das Juntas Provisórias, Presidente Tancredo Neves e dos Bandeirantes.

Agentes de campo da CET estão no local, orientando os condutores e adotando as medidas necessárias para melhorar a fluidez do trânsito. A recomendação da Companhia é que os motoristas evitem a Marginal Tietê e as vias da região.

 Linhas de ônibus

Desde as 9h da terça-feira, em razão de interferência viária, a linha de ônibus 9047/10 Jd. Paulistano – Lapa, que trafega pela Av. Embaixador Macedo Soares com a Ponte do Piqueri, no sentido Ayrton Senna, Freguesia do Ó, continua sendo desviada na volta. Está percorrendo as ruas William Speers e Aristides Viadana, Praça Jácomo Zanella, Avenida Ermano Marchetti (sentido centro), Praça Dr. Pedro Corazza, Avenida Comendador Martinelli e Ponte da Freguesia do Ó, prosseguindo normalmente.

Incialmente, além desta, outras quatro linhas tiveram seus percursos alterados – 8010 Perus-Lapa; 1896 Jaraguá – Praça Ramos de Azevedo; 8065/10 Vila Clarice – Lapa e 8100/10 Terminal Pirituba – Terminal Lapa. No entanto, após novas avaliações, as equipes da Prefeitura constataram que apenas a linha 9047/10 Jd. Paulistano – Lapa deveria permanecer com seu itinerário alterado, por percorrer exatamente o trecho da via onde ocorreu o desmoronamento.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*