Estudantes da rede municipal voltam às aulas hoje em São Paulo

Estudantes da Rede Municipal de Ensino de São Paulo retornam às aulas presenciais nesta segunda-feira (7). Mais de 1 milhão de alunos voltarão às escolas de forma segura, com os estabelecimentos escolares seguindo os protocolos sanitários definidos pelos técnicos da Secretaria Municipal da Saúde. Segundo o prefeito Ricardo Nunes, o retorno às aulas será um trabalho conjunto das áreas de Educação e Saúde. “Nosso foco é o retorno às aulas com segurança sanitária, combate à evasão e recuperação do período em que houve perda pedagógica por conta da pandemia”, explicou

Segundo o prefeito, em todas as nossas unidades escolares, haverá agentes de saúde num trabalho integrado com os da educação. “Em cada sala de aula, os alunos receberão orientações de protocolos e um material ilustrativo sobre o tema”, informou Nunes. No evento que marcou o início do ano letivo de 2022 na EMEF Professor Remo Rinaldi Naddeo, na Zona Oeste, além do prefeito participaram os secretários municipais da Educação, Fernando Padula, da Saúde, Edson Aparecido dos Santos.

Uma das novidades deste ano letivo anunciadas pelo secretário Padula, é o Projeto de Fortalecimento das Aprendizagens que tem por objetivo assegurar que todos tenham condições favoráveis para aprender, tendo em vista os prejuízos agravados pela pandemia. O projeto se dará de duas formas: com a recuperação contínua a todos os estudantes no período regular das aulas; e com a recuperação paralela aos alunos com maior defasagem que poderão ter aulas semanais complementares de 4h a 10h, ministradas no contraturno escolar.

No Ciclo de Alfabetização, do 1º ao 3º ano do ensino fundamental, a recuperação será focada em  Língua Portuguesa, com 4h aulas semanais, além do período regular. Já a partir do primeiro semestre serão atendidos os estudantes do 2º e 3º anos com mais dificuldades. No segundo semestre do ano, também passam a participar da recuperação, as crianças do 1º ano, que necessitarem de apoio no processo de alfabetização.

No Ciclo Interdisciplinar, do 4º ao 6º ano do ensino fundamental, os estudantes serão atendidos em 4h aulas semanais pelo Projeto de Apoio Pedagógico (PAP) nos componentes de Língua Portuguesa e Matemática. Também poderá ser ofertado a este ciclo, a recuperação em Língua Portuguesa, caso haja na Unidade Escolar estudantes que não se apropriaram da base alfabética de escrita.

Os estudantes do Ciclo Autoral, matriculados do 7º ao 9º ano, serão atendidos em 10h semanais, sendo 2h/aula por dia, nos componentes curriculares de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências Naturais e Ciências Humanas como extensão de jornada aos estudantes.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*