USP é a 62ª universidade mais comprometida com objetivos sustentáveis do mundo

A USP ficou na 62ª posição no ranking THE University Impact, empatada com a University College Cork (Irlanda). Divulgado nesta quarta-feira, 27 de abril, pela consultoria britânica Times Higher Education (THE), o ranking avalia como as universidades do mundo todo estão contribuindo para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), em termos de pesquisa, divulgação e governança.

A classificação analisa o comprometimento e o impacto social das ações desenvolvidas pelas universidades, enfrentando questões como desigualdade de gênero, educação de qualidade, mudanças climáticas, paz mundial e crescimento econômico.

O desempenho das instituições é avaliado de acordo com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU: erradicação da pobreza; fome zero; saúde e bem-estar; educação de qualidade; igualdade de gênero; água potável e saneamento; energia limpa; trabalho e crescimento econômico; indústria, inovação e infraestrutura; redução das desigualdades; cidades sustentáveis; consumo e produção responsável; mudanças climáticas; vida na água; vida terrestre; paz, justiça e instituições eficazes; e parcerias e meios de implementação.

Nesta edição, 1.406 instituições de 106 países participaram da avaliação. A primeira posição ficou com a Western Sydney University (Austrália), seguida pela Arizona State University (Estados Unidos) e pela Western University (Canada).

Além da USP, outras 48 universidades brasileiras foram avaliadas, sendo as mais bem classificadas a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), no grupo entre 101-200, e a Universidade de Brasília (UnB) e a Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp), classificadas no grupo 201-300.

Avaliação

Na pontuação geral, a USP atingiu 91,2 pontos de um total de 100. Em nove dos 17 itens avaliados, a Universidade ficou entre as 100 melhores instituições do mundo: 5º lugar no critério energia limpa; 12º em erradicação à pobreza; 22º em vida terrestre; 27º em fome zero; 36º em vida na água; 51º em indústria, inovação e infraestrutura; 57º em paz, justiça e instituições eficazes; 80º em água potável e saneamento; e 94º em cidades sustentáveis.

A coordenadora do Escritório de Gestão de Indicadores de Desempenho Acadêmico (Egida), Fátima Nunes, explica que, embora para a classificação final sejam considerados apenas os três ODS em que a instituição tenha obtido a maior pontuação e o ODS Parcerias e meios de implementação, que é obrigatório, a USP forneceu informações e obteve pontuações satisfatórias para todos os 17 ODS.

Um destaque é para o ODS Indústria, inovação e infraestrutura, em que a Universidade obteve 94,3 de pontuação, a maior entre todos os seus ODS, e ficou na 51º posição em relação a outras instituições.

“Mais importante do que a posição em qualquer ranking é a oportunidade que a Universidade tem para refletir sobre os pontos fortes e os pontos que podem ser melhorados. Desde que o Egida foi criado, a equipe tem envidado esforços contínuos para que a coleta de dados seja aperfeiçoada e, com isso, a USP tem obtido destaque em vários rankings”, destaca Fátima.

Confira, na tabela abaixo, a posição alcançada pela USP em cada um dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Times Higher Education Impact Ranking 2022

OBJETIVO SUSTENTÁVEL POSIÇÃO
1 Erradicação da pobreza 12º
2 Fome zero 27º
3 Saúde e bem-estar 101-200º
4 Educação de qualidade 201-300º
5 Igualdade de gênero 101-200º
6 Água potável e saneamento 80º
7 Energia limpa 80º
8 Trabalho e crescimento econômico 101-200º
9 Indústria, inovação e infraestrutura 51º
10 Redução das desigualdades 201-300º
11 Cidades sustentáveis 94º
12 Consumo e produção responsável 101-200º
13 Mudança climática 101-200º
14 Vida na água 36º
15 Vida terrestre 22º
16 Paz, justiça e instituições eficazes 57º
17 Parcerias e meios de implementação 101-200º

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*