João Doria desiste de pré-candidatura à Presidência

O ex-governador de São Paulo João Doria (PSDB) desistiu de sua pré-candidatura à Presidência no início da tarde desta segunda-feira (23) em pronunciamento na zona sul da Capital Paulista, um dia antes do PSDB divulgar sua decisão sobre a manutenção ou não se sua campanha.

Durante seu pronunciamento, Doria afirmou que o Brasil “precisa de uma alternativa para oferecer aos eleitores que não querem os extremos”. “Hoje, neste 23 de maio, serenamente, entendo que não sou a escolha da cúpula do PSDB. Aceito esta realidade de cabeça erguida”.

Prévias

Em novembro do ano passado, Doria foi escolhido como pré-candidato do PSDB à Presidência da República ao derrotar, em eleição interna, o ex-governador do Rio Grande do Sul Eduardo Leite e o ex-prefeito de Manaus Arthur Virgílio Neto.

Na ocasião, após um processo tumultuado, o ex-governador de São Paulo recebeu 53,99% dos votos, enquanto Leite obteve 44,66% e Virgílio, 1,35%.

Desde então, Doria tenta se manter como candidato, apesar dos rachas internos no partido. No dia 15 de maio, ele chegou a enviar uma carta ao presidente do PSDB, Bruno Araújo, em que subia o tom ao reafirmar que não desistiria da candidatura e que poderia judicializar a situação, caso fosse abandonado pela sigla.

Disputa interna

Mesmo após vencer as prévias do PSDB, Doria enfrentou resistência da cúpula do partido e do ex-senador e ex-governador de Minas Gerais, Aécio Neves que tinham a preferência do nome de Eduardo Leite como candidato e tentavam forçar o ex-governador paulista a declinar.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*