Polícia Federal prende ex-ministro da Educação Milton Ribeiro

A Polícia Federal prendeu na manhã desta quarta-feira (22) o ex-ministro da Educação Milton Ribeiro. Ele é investigado por corrupção passiva, prevaricação, advocacia administrativa e tráfico de influência por suposto envolvimento em um esquema para liberação de verbas do MEC.

Os pastores Gilmar Santos e Arilton Moura também são alvos da operação deflagrada pela PF investigados por atuar informalmente junto a prefeitos pedindo propina para agilizar a liberação de recursos do Ministério da Educação.

Em áudio divulgado em março, Ribeiro afirma que o presidente Jair Bolsonaro pediu a ele que os municípios indicados pelos dois pastores recebessem prioridade na liberação de recursos. Prefeitos disseram em depoimento que eles exigiram propina.

Milton Ribeiro foi preso em Santos-SP por volta das 7h e deve ser levado para Brasília-DF.

O inquérito foi aberto após o jornal “O Estado de S. Paulo” revelar, em março, a existência de um “gabinete paralelo” dentro do MEC controlado pelos pastores.

Dias depois, o jornal “Folha de S.Paulo” divulgou um áudio de uma reunião em que Ribeiro afirmou que, a pedido de Bolsonaro, repassava verbas para municípios indicados pelo pastor Gilmar Silva.

Após o escândalo, o Governo oficializou no dia 28 de março de 2022 a saída de Ribeiro do cargo.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*