Síria anuncia rompimento de relações diplomáticas com a Ucrânia

A Síria anunciou nesta quarta-feira (20) o rompimento das relações diplomáticas com a Ucrânia como resposta à mesma decisão tomada por Kiev no final de junho. A informação foi divulgada pela agência estatal de notícias síria Sana, citando uma fonte do Ministério das Relações Exteriores do país.

De acordo com a fonte da chancelaria síria, o governo ucraniano praticamente rompeu relações com a Síria desde 2018, quando se recusou a renovar vistos de residência para diplomatas sírios que trabalham na embaixada em Kiev, o que “inviabilizou o desempenho de suas funções, e desde então o trabalho da embaixada foi suspenso devido à atitude hostil do governo ucraniano”.

“A Síria decidiu romper relações diplomáticas com a Ucrânia, com base no princípio da reciprocidade, em resposta à decisão de Kiev”, disse o Ministério.

No final de junho, o Ministério das Relações Exteriores da Ucrânia anunciou o rompimento das relações diplomáticas com a Síria sem romper as relações consulares em resposta à decisão de Damasco de reconhecer as Repúblicas Populares de Donetsk e Lugansk. Além disso, Kiev iniciou o procedimento para impor um embargo comercial à Síria e adotar outras sanções a pessoas físicas e jurídicas sírias.

Na ocasião, a Síria foi o primeiro país a reconhecer a independência das repúblicas separatistas de Donetsk e Lugansk desde o início da guerra na Ucrânia, iniciada em 24 de fevereiro pela Rússia. 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*