Brasil é escolhido pela Conmebol como nova sede da Copa América

O Brasil será a nova sede da Copa América. Após reunião emergencial nesta segunda-feira (31), a Conmebol decidiu transferir a realização do torneio, que aconteceria na Colômbia e na Argentina e foi cancelado após o agravamento da pandemia nos países.

Consultado, o Governo Federal, acenou positivamente à realização do torneio no país. Pesou a favor do Brasil a expertise da organização da última Copa América em 2019 e o fato do país ter mais estádios em condições apropriadas para os jogos das Seleções.

A Conmebol confirmou a realização do evento de 11 de junho a 10 de julho. As cidades-sedes e a tabela de jogos devem ser anunciadas ainda nesta segunda-feira.

Até o início da reunião, a possibilidade de o Brasil organizar o torneio era descartada tanto pela CBF quanto pela Conmebol. Mas ao longo do encontro mencionou-se que o país tem estádios de Copa do Mundo que estão ociosos, como Mané Garrincha em Brasília, Arena da Amazônia, Arena Pernambuco e Arena das Dunas em Natal.

A ideia é colocar um grupo para jogar em Manaus e Brasília, o outro nos dois estádios do Nordeste. O Campeonato Brasileiro não será interrompido.

A Conmebol havia anunciado no domingo que outros países tinham mostrado interesse em abrigar a competição de seleções sul-americanas. Os governos do Equador e da Venezuela enviaram propostas oficiais à Conmebol para receberem os jogos que seriam na Colômbia.

Já o Chile também tinha surgido como candidato informal para compartilhar o torneio com a Argentina. Mas como só poderia receber um grupo, a Conmebol achou melhor fazer tudo num só país, para evitar deslocamentos.