Como resgatar a autoestima

A autoestima está ligada diretamente a capacidade de realização de ideais, de caminhar sozinho confiando em seu senso de direção, ou seja, ter segurança para tomar suas decisões. Para isto, não basta ler mensagens positivas, de elevação psíquica, se não houver uma mudança no psiquismo para o equilíbrio das condições de vida.

Todo esse processo começa internamente, precisa haver uma elaboração e integração dos conteúdos psíquicos e isso nem sempre é tão simples de se conseguir sozinho, a ajuda de um bom psicoterapeuta é fundamental em alguns casos, tendo papel facilitador no resgate do amor pela pessoa mais importante da sua vida: você mesmo!

Se você não se gostar, como pode exigir ou desejar que o outro consiga gostar de você? Se você não acreditar que tudo pode, como pode querer convencer alguém de que você é capaz?

Pense, reflita sobre o que você realmente quer e o que realmente está conseguindo de você mesmo. Não é tão difícil assim chegar a uma conclusão, basta olhar a sua volta e perceber como as pessoas te tratam, assim será fácil descobrir como você próprio está se tratando.

O comportamento das pessoas em relação a você, reflete justamente o seu comportamento em relação a si próprio.
Então, cuide-se bem, ame-se, busque prazer nas coisas mais simples, se presenteie, se auto-valorize…

E lembre-se sempre: A vida é maravilhosa, nós que não sabemos aproveitar das maravilhas que ela nos oferece!

Sobre Elaine Marini 27 Artigos
Psicóloga graduada em Psicologia desde 1986, Especialista em Psicologia Clínica e Manejo Psicológico na cirurgia bariátrica; pós graduada em Psicologia Transpessoal, Psicologia Hospitalar e Gestão Escolar. Escritora com 4 livros editados na área de Psicologia. Atualmente Chefe do setor de Psicologia hospitalar no Hospital Cruz Azul em São Paulo.