Ministério da Saúde apresenta cronograma do Plano de Vacinação contra a Covid

Vacina, vacinação,seringa, covid 19

O ministro da saúde, Eduardo Pazuello, apresentou nesta quarta-feira (16) o cronograma do Plano Nacional de Operacionalização da Vacina contra a Covid-19, em cerimônia no Palácio do Planalto, em Brasília, que foi desenhado em quatro etapas.

Os grupos prioritários que somam 50 milhões de pessoas, que receberão duas doses em um intervalo de 14 dias entre a primeira e a segunda injeção. Serão necessárias 108,3 milhões de doses de vacina, já incluindo 5% de perdas.

A prioridade será para trabalhadores da saúde, idosos, pessoas com doenças crônicas (hipertensão de difícil controle, diabetes mellitus, doença pulmonar obstrutiva crônica, doença renal, entre outras), professores, forças de segurança e salvamento e funcionários do sistema prisional.

Segundo o plano, o governo federal já garantiu 300 milhões de doses de vacinas contra a covid-19 por meio de acordos. Até agora, nenhum imunizante está registrado e licenciado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), etapa prévia obrigatória para que a vacinação possa ser realizada.

Pazuello enfatizou ainda, durante a cerimônia, que a logística é simples, e afirmou que o “q” da questão é o cronograma de imunização.