São Paulo é a segunda cidade mais inteligente e conectada do Brasil

A cidade de São Paulo foi considerada a segunda cidade mais inteligente e conectada do Brasil em 2019, segundo resultado da quinta edição do Ranking Connected Smart Cities. Em primeiro lugar está Campinas, no interior do Estado.

O relatório avalia indicadores de 11 principais setores: mobilidade, urbanismo, meio ambiente, tecnologia e inovação, economia, educação, saúde, segurança, empreendedorismo, governança e energia.

O ranking é elaborado pela empresa de consultoria e inteligência de mercado Urban Systems e tem o objetivo de mapear os municípios com maior potencial de desenvolvimento no país.

De acordo com o diretor de Smart Cities da Itron, empresa especializadas em tecnologias em Cidades Inteligentes, Helder Bufarah, o conceito de cidade inteligente leva em consideração um planejamento integrado e o uso de tecnologias para um desenvolvimento sustentável do município.

Um exemplo está ligado a distribuição de água. O Brasil perde em média 38% da água tratada. “O uso de tecnologia permite o gerenciamento, controle e supervisão desta distribuição para evitar a perda e assim economizar o recurso para abastecer mais pessoas”, explicou Bufarah.

São Paulo é considerado como o centro financeiro do Brasil e está entre as cidades mais populosas do mundo com mais de 12 milhões de habitantes. O município tem PIB (Produto Interno Bruto) estimado em R$ 650,544 bilhões.

“A transformação da cidade é um processo contínuo e participativo. O desenvolvimento precisa ser constante e feito de forma que se torne sustentável e não apenas um surto”, avaliou Helder Bufarah.

(Créditos: Destak)