Sobe para 175 o número de casos de Coronavírus em navio no Japão

Autoridades japonesas anunciaram nesta quarta-feira (12) que foram detectados mais 40 casos do novo coronavírus no cruzeiro que está atracado desde a semana passada no porto de Yokohama.

O Ministério da Saúde do Japão informou que os novos casos incluem 39 passageiros e um dos funcionários encarregados da quarentena e que quatro deles estão em estado grave.

Com a atualização, a total de ligadas ao cruzeiro subiu para 175.

Os quatro pacientes com sintomas graves, três deles japoneses, foram admitidos na unidade de terapia intensiva, disse o ministro da Saúde japonês, Katsunobu Kato, em entrevista coletiva.

Até agora, 492 dos cerca de 3.600 passageiros e tripulantes a bordo do navio Princesa Diamante foram examinados. Quase um terço dos resultados foi positivo.

O Diamond Princess, que partiu de Yokohama (sul de Tóquio) em 20 de janeiro e voltou em 3 de fevereiro, após paradas em Hong Kong, Vietnã, Taiwan e nos portos japoneses de Kagoshima e Okinawa, foi colocado em quarentena após ser descoberto que um passageiro que desembarcou em Hong Kong era portador do vírus.

Autoridades japonesas impediram o desembarque e decretaram o isolamento até o dia 19, a fim de evitar mais contágio no país, embora cogitem permitir que os passageiros mais velhos e os que sofrem de doenças crônicas saiam do navio antes, de acordo com a imprensa local.

Além dos 175 casos confirmados a bordo do navio, todos transferidos para hospitais, o Japão registrou cerca de 30 pessoas infectadas com o novo coronavírus inicialmente identificado na cidade chinesa de Wuhan.

(Créditos: R7)