São Paulo cancela carnaval de rua mas mantém desfile no Sambódromo

Com o avanço da variante Ômicron da Covid-19 e o aumento do número de atendimentos a pessoas com sintomas respiratórios, o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), anunciou nesta quinta-feira (6) o cancelamento do carnaval de rua da cidade de São Paulo em 2022, porém, manteve o desfile das escolas de samba no Sambódromo do Anhembi. 

A cidade de São Paulo não terá carnaval de rua neste ano com base em dados técnicos apresentados pela Vigilância Sanitária sobre o crescimento de casos e contaminação da variante Ômicron e do surto de gripe H3N2 (subtipo do vírus da influenza) na capital paulista.

Já os desfiles das escolas de samba foram mantidos e serão elaborados protocolos sanitários pela Prefeitura de São Paulo em conjunto com a Liga das Escolas de Samba .

“Demonstramos total transparência no anúncio do cancelamento com a apresentação dos dados preocupantes do cenário epidemiológico na cidade. Existia uma proposta de se fazer um carnaval controlado com o Passaporte da Vacina em ambientes grandes e abertos como o autódromo, mas também está descartada essa possibilidade”, disse o prefeito.

“No ponto de vista legal, não existe nenhuma implicação. Em toda aprovação e publicação dos blocos foi deixado claro que a realização das atividades estava condicionada a autorização da Vigilância Sanitária. Em todo momento a gente reforçou isso. O patrocinador não depositou o recurso”, explicou o secretário das Subprefeituras, Alexandre Modonezi.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Edson Aparecido, a manutenção do desfile das escolas de samba no Anhembi não terá problemas. “Vamos construir um protocolo como construímos com outras atividades. Acabamos de fazer um para São Silvestre e ela foi coberta de sucesso, com o cumprimento de tudo aquilo que a Vigilância Sanitária exigiu para realização do evento. Inclusive com os corredores iniciando a corrida com máscara”, explicou.

O secretário também destacou que existem pontos sensíveis para serem superados. “Por exemplo, a concentração antes da entrada no Sambódromo e em relação a concentração que acontece durante os ensaios”, completou.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*