Garotos dão show e São Paulo bate Ituano pelas quartas

O retorno do São Paulo ao estádio do Morumbi exatamente um mês depois do último jogo no local fez bem ao time. Com um meio de campo formado por garotos, o time conseguiu a melhor atuação da temporada e derrotou o Ituano por 2 a 1, neste domingo, no primeiro jogo das quartas de final do Campeonato Paulista.

Os dois gols foram marcados pelo jovem meia Igor Gomes, 20, que fez apenas a quarta partida pelo São Paulo, a segunda como titular.

Aliás, o primeiro gol foi um golaço. Ele finalizou de primeira, com um chute alto, após cruzamento de Reinaldo, aos 32 da etapa inicial. O segundo foi de puro oportunismo, já aos 15 do segundo tempo. Ele pegou rebote do goleiro Pegorari e marcou.

Mas não seria justo dizer que Igor Gomes foi o único destaque.

O volante Luan, 19, que fez sua 13ª partida pelo time, e o meio-campista Lizeiro, que retornou após dez jogos ausente, também tiveram atuação digna de elogios. Basicamente, eles deram o que faltava ao time: velocidade, toque de bola e qualidade.

Liziero, que ainda não está 100%, foi substituído aos 23 e deixou o campo com o nome exaltado pelo público. Mesmo ocorreu com IGor Gomes alguns minutos depois, quando deu lugar para Everton, outro que retornou de contusão.

O Ituano descontou com Morato, ex-jogador tricolor, aos 37 da etapa final. Mas o time rubro-negro deixou o estádio reclamando um tento anulado aos 28 do segundo tempo por impedimento. Foi com Morato, mas a arbitragem viu impedimento de Martinelli, que participou da construção do lance. No entanto, quem deu a bola para o atacante do Ituano foi Luan. Faltou usar o VAR…

O placar dá uma vantagem para o São Paulo no jogo da próxima quarta-feira, em Itu, às 19h15 (de Brasília).

Empate classificará o time tricolor para a semifinal do Estadual. O Ituano terá de vencer por dois tentos de diferença para avançar ou por um para definir a classificação nos pênaltis.

Um novo São Paulo

O São Paulo apresentou mudanças significativas em relação ao time que vinha jogando. O técnico Vagner Mancini optou por escalar o volante Hudson na lateral direita e formou o meio de campo com Luan, Liziero (este de volta ao time após dez jogos) e Igor Gomes.

No ataque, escalou o tridente Antony, Pablo e Everton Felipe.

A mudança no meio de campo foi pela ausência de Hernanes (estiramento na coxa esquerda) e Nenê (pancada no joelho esquerdo). No ataque, Gonzalo Carneiro foi a surpresa. Sentiu uma tendinite no joelho direito e virou desfalque.

Everton, recuperado de um estiramento na coxa esquerda, voltou a ficar à disposição, mas iniciou o duelo no banco.

Mais dinamismo

Perto das últimas atuações, o primeiro tempo do São Paulo foi de grande evolução. A equipe teve mais velocidade, mais dinâmica e circulou bem mais a área adversário. Em alguns momentos do jogo, chegou até a ter mais posse de bola, algo incomum em 2019.

Ainda que o Ituano arriscasse contra-ataques perigoso, a equipe tricolor manteve-se firme e chegou ao gol aos 32 minutos. O lance foi bonito. Reinaldo cruzou da esquerda e o garoto Igor Gomes finalizou de primeira. Acertou a bola no alto. Foi o primeiro tento dele.

Aos 42, quase o São Paulo fez o segundo. Em jogada construída por Antony e Everton Felipe, este recebeu a bola na área em condição de marcar, mas fez a escolha errada. Tentou encobrir o goleiro e chutou bem mal, para a lateral do campo.

VAR em ação

Novidade no Campeonato Paulista, o VAR, sigla para árbitro de vídeo, entrou em ação aos 10 minutos do segundo tempo, quando a arbitragem avaliou se Everton Felipe sofreu pênalti. Durou pouco mais de um minuto até a chegar a informação de que não foi nada.

A esperar incomodou alguns torcedores. Aliás, parte do público recebeu um folheto com instruções de como funciona o recurso.

Placar ampliado

Voltando ao jogo, o São Paulo manteve o bom ritmo de partida no segundo tempo, pressionando a saída de bola do Ituano, atacando pelas pontas e pelo centro da área. Jogando com uma intensidade jamais vista na temporada, chegou ao segundo gol na partida.

Foi aos 15 da etapa final. Ricardo Gomes errou passe na defesa do Ituano e deu um presente para Antony. Ele avançou, tocou para Everton Felipe, que chutou. Pegorari espalmou, mas o rebote foi para nos pés de Igor Gomes, que marcou.

Se não fosse a trave…

Depois de fazer 2 a 0, o time tricolor manteve o ritmo forte para liquidar de vez o rival. Se não fosse a trave do Morumbi, o placar teria sido maior.

Hudson acertou o travessão aos 18, em chute de fora da área. Aos 26, foi a vez de Reinaldo carimbar a trave após passe do volante/lateral direito.

Ituano vivo

Com melhor campanha do que o São Paulo na primeira fase do Paulistão, o Ituano só entrou no jogo para valer nos minutos finais. Foi quando pressionou a equipe tricolor, que já estava sem Liziero e Igor Gomes, e assustou.

Aos 36, Bassani finalizou rasteiro e Tiago Volpi defendeu no reflexo, com o pé. No escanteio, Morato conseguiu antecipar Everton e finalizou para diminuir o placar. Com passagem pelo São Paulo, ele não comemorou.

(Créditos: ESPN)