O que é transtorno de personalidade antissocial e como tratar

Transtorno de personalidade antissocial ou sociopatia como é conhecido é; um transtorno em que a pessoa tem pensamentos disfuncionais são pessoas que tendem a explorar outras com objetivo de ganho secundário, material ou pessoal.

Não diferem o certo do errado e não levam em consideração os sentimentos dos outros, pensam somente em “ganhar” e satisfazer seu próprio desejo, o que ainda é alvo de estudos de especialistas por tratar-se de transtorno muito parecido com a psicopatia.

Não há comprovação das causas deste transtorno, porém é possível dizer que a tendência a desenvolver esse transtorno pode estar na genética, em fatores ambientais como famílias desestruturadas pelo alcoolismo, drogas, ou abusos de ordem sexual, situações traumáticas e que esses sinais se manifestem já na infância.

É mais comum em homens do que em mulheres, não é possível diagnosticar antes dos 18 anos de idade, mesmo porque quando crianças começam apresentar alguns sintomas parecidos, geralmente é diagnosticado como transtorno de conduta, lembrando que nem toda criança com transtorno de conduta terá o transtorno antissocial, mas todos que tem transtorno antissocial apresentam transtorno de conduta. São coisas distintas, porém consideradas fator de risco.

Geralmente os sintomas aparecem na adolescência e chegam ao extremo na vida adulta, são sintomas manifestados em comportamentos arriscados e até criminosos e sempre desprovido de sentimentos ou de ter cometido erros.

A pessoa com este transtorno, não acredita estar doente ou precisar de ajuda, pois acreditam tratar-se de características de sua personalidade, só vai em busca de ajuda quando se envolve em situações com a lei comprometendo sua liberdade, ou mesmo quando são obrigadas pela justiça a procurar tratamento.

O tratamento terá bons resultados com auxílio do especialista em psiquiatria, que é o profissional indicado para diagnosticar o transtorno antissocial e acompanhamento de um psicólogo para trabalhar a questão comportamental e de conduta social.

Não existem exames laboratoriais que possam diagnosticar este tipo de transtorno ou qualquer outro transtorno de personalidade, somente o relato do paciente com alguns sintomas é que poderão compor um diagnóstico para o psiquiatra.
Quem tem este transtorno geralmente não sabe, chega ao consultório com queixa de ansiedade, depressão, dependência química ou situações comportamentais que se destacam por ser distintas comparado as outras pessoas e a forma com que lidam com problemas. Ainda assim, o diagnóstico é difícil para o especialista.

Quando diagnosticado como transtorno antissocial, é importante que a família deste paciente busque ajuda de um psicólogo e tratar-se também, para que não seja afetado pelo comportamento desajustado do paciente e para auxiliá-lo.

Não se fala em cura, mas na remissão ou melhora de alguns sintomas principalmente agressividade, após os 40 anos de idade se o paciente estiver em tratamento.

Referências Bibliográficas:

-Mayo Clinic; Manual Merck.

– DSM IV

FONTE IMAGENS: google images

Sobre Elaine Marini 30 Artigos
Psicóloga graduada em Psicologia desde 1986, Especialista em Psicologia Clínica e Manejo Psicológico na cirurgia bariátrica; pós graduada em Psicologia Transpessoal, Psicologia Hospitalar e Gestão Escolar. Escritora com 4 livros editados na área de Psicologia. Atualmente Chefe do setor de Psicologia hospitalar no Hospital Cruz Azul em São Paulo.