Conmebol inclui Arena Corinthians e Allianz Parque na Copa América 2019

A Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) e a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) traçaram um plano prévio para a Copa América 2019 com quantidade de seleções e de sedes.

As entidades já definiram estádios nas cidades de São Paulo (2), Brasília, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Belo Horizonte, Salvador e Brasília irão receber jogos. Ainda não foi definido se Fortaleza e Recife irão ser inclusas no evento.

Os organizadores ainda irão de discutir com os donos dos estádios para fechar o cronograma de jogos para as 16 seleções previstas. O Comitê Organizador Local é formado entre a Conmebol e a CBF.

Depois, a confederação estabelecerá um orçamento para a competição. A Conmebol deve ter bastante peso nas decisões sobre a Copa América já que bancará a maior parte dos custos da competição. Balanço da entidade apontou que a competição, quando realizada nos EUA, foi bastante rentável atingindo receita de quase Us$ 90 milhões.

Ainda não há informação de quanto tempo os estádios terão de ficar de ser separados para uso para a Copa América. Mas a intenção da CBF é reduzir bastante o período de cessão para não repetir os prejuízos cometidos pela Copa-2014 e porque não haverá necessidade de grandes estruturas.

O Allianz Parque deve ser o único estádio da Copa América que não foi utilizado na Copa do Mundo2014 porque no Rio Grande do Sul, a preferência do comitê organizador é pelo estádio Beira-Rio à Arena Grêmio.